Se você chegou até aqui, e não falo sobre o meu blog, é porque está em busca de algo.
O que significa isso?
Simples, sua vida é feita de expectativas, e sem desafios a vida não faz sentido algum. É como uma maldição jogada no ser humano desde que ele nasce, e o persegue até a morte. Ou você pode interpretar como uma benção. Talvez não seja essa a questão, mas essa necessidade muitas vezes leva o ser humano a fazer coisas incríveis ou absurdas.
Parece triste ou empolgante para você?
Desde criança, os desafios chamam sua atenção e eles podem vir em qualquer forma seja ela física, mental ou mesmo os dois.
E mesmo para pessoas que se acham velhas demais para continuar a perseguir um desafio a fim de realizar algo antes de partir, se engana quando percebe o quanto ama regar plantas e se desafia a cuidar de um jardim e não deixa-lo morrer; se engana também ao assistir a final do campeonato no qual coloca suas esperanças e fé no seu time favorito DESAFIANDO o adversário; se engana também aquelas pessoas que se desafiam a terminar um livro até o fim do mês; e até quem está a beira da morte em um hospital, se desafia a continuar vivo até a próxima primavera.
O que importa é que enquanto há vida, existem desafios a enfrentar mesmo que não percebamos.
E o sonhar vem junto com tudo isso, os desafios te impulsionam a correr atrás de realizá-los. Mantém a roda da vida girando até o último segundo.
Eu fui uma criança cheia de imaginação e sonhos. O meu primeiro e mais ávido sonho, acredite, era uma vida no meio ambiente perfeito, sem poluição na natureza, com animais felizes e o ser humano os respeitando como deveria ser.
Eis aqui o que, para mim, era significado de vida perfeita:
E acredito que ainda é.
Certa vez, quando eu tinha aproximadamente 8 ou 9 anos, havia um terreno murado e vazio ao lado da casa em que meus pais, meu irmão menor e eu morávamos. Um dia, acordamos e o terreno estava em chamas, pegou fogo nos matos que havia dentro da propriedade, tudo indica que foi provocado pela temperatura pois era época de muito sol e calor na região.
Eu achei aquilo muito sério, então resolvi agir com rapidez. Prontamente peguei um pedaço de papel e escrevi a frase “salve o meio ambiente” diversas vezes e cortei como folheto pequeno, chamei meus amigos da vizinhança e os convidei para distribuir pelas casas do bairro e jogar esses papéis dentro do terreno onde o fogo se alastrava.
Isso para mim foi um enorme feito, eu acreditei que com aquela atitude heroica eu estava agindo para o bem do meio ambiente, conscientizando as pessoas, defendendo a natureza. Fui dormir com o sentimento de missão cumprida sabendo que as pessoas tinham entendido o recado.
Devo dizer que até hoje meu sonho continua o mesmo, mas evolui para o meio digital, hoje apoio diversas ONGS em prol do meio ambiente, sou voluntária na causa animal, divulgando projetos de lei em defesa a causa ambiental.
QUANDO PARAR DE SONHAR?
Nunca! o que seria de nós sem as realizações de sonhadores?
O avanço da ciência, e a evolução da humanidade em todos os sentidos tem sido movido pelo portal entre sonhos e realização dos desejos.
Há aqueles que moldam a sua realidade, colocam seus sonhos em uma caixa e os escondendo embaixo da cama, a maioria deles morrem antes que se lembrem que seus sonhos estão encaixotados e esquecidos em algum lugar.
Porém essas pessoas se vão com um vazio pois os sonhos delas tem valor, e fazem parte de quem elas são ou foram um dia.
Há sonhos impossíveis?
Depende de sua perspectiva de mundo, o meu sonho não é impossível, mas eu não vou conseguir realizá-lo sozinha. O grande ponto aqui é: o fato de eu saber que meu sonho não será realizado como eu gostaria que fosse, não invalida a diferença que eu faço pela causa ao longo do meu caminho.
Se todos que lutam pelo meio ambiente parassem de fazê-lo por ser algo complicado, o planeta já não existiria ou estaria perto do fim.
Cada sonho conta, e é justamente aí que as coisas mudam.
Nunca pare de sonhar, mas faça por onde realizá-los.
Rubria Liliane Imamura
Jornalista, escritora entusiasta.
Comments