Viajar para o Japão é um sonho de muita gente, mas estando do outro lado do mundo não é tão simples chegar lá, as dúvidas de quanto custa viajar para o Japão e como se planejar martelam na cabeça do viajante e as vezes pode desanimar.
O principal motivo dos sonhadores adiarem essa viagem é sempre o mesmo: dinheiro.
Mas eu posso te confirmar que antes de você colocar esse motivo na lista, existe outro que ocupa o primeiro lugar: força de vontade genuína.
Eu te digo isso porque meu desejo de ir ao Japão é desde os 16 anos de idade, e de lá para cá eu não acumulei riquezas, mas na primeira oportunidade que eu tive não pensei duas vezes.
DOCUMENTAÇÃO PARA VIAJAR AO JAPÃO
Claro que você pensa no primeiro no dinheiro e sobre quanto custa viajar para o Japão, mas isso vamos tratar a frente, porém sem estar ciente da documentação você não vai a Japão algum. Fique atento a:
- Passaporte brasileiro válido (mínimo 6 meses antes de expirar);
- Documento de identificação pessoal válido (RG, CNH);
- Visto eletrônico;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda: imposto de renda, 3 últimos contracheques, 6 últimos extratos bancários;
- Comprovante de saldo bancário com o valor que corresponda aos gastos previstos da sua estadia no Japão;
- Reservas de hotéis;
- Reserva de passagem de ida e volta;
- Seu roteiro de viagem no Japão;
- Formulário preenchido;
- Foto 3x4 atualizada nos últimos 6 meses;
- Pagar taxa de visto;
Parece muita coisa, mas acredite, em relação a outros países são documentos básicos. Antes de você entender quanto custa viajar para o Japão, existe uma novidade sobre a solicitação de visto.
Entenda que o consulado quer garantir que você de fato esteja indo a turismo, comprovando a sua estadia, passagens de ida e volta (até 90 dias), além de garantir que você tenha condições financeiras de se manter durante sua viagem.
Caso sua estadia no Japão seja na casa de familiares e amigos, você precisará de outros documentos e seu anfitrião precisa ser nativo ou residente legal no país.
Neste caso, além de toda documentação pessoal que precisa enviar, no lugar do comprovante de estadia se atente a:
· Uma carta convite do anfitrião declarando ser responsável pelo visitante no país, inclusive financeiramente, pelo tempo de sua permanência;
· Comprovante de residência do anfitrião;
· Comprovante de renda familiar do anfitrião;
· Documento que comprove a fonte de renda do anfitrião;
· Documento que comprove a legalidade do anfitrião no Japão; no caso de nativo será a documentação de identificação oficial, se for residente legal, o documento que comprove sua legalidade no país.
VISTO ONLINE PARA BRASILEIROS A TURISMO NO JAPÃO
Há algumas semanas, o interessado precisava ir pessoalmente até o consulado japonês mais próximo para solicitar o visto de viagem munido de todos os documentos acima.
Mas agora o viajante pode fazer essa solicitação sem precisar sair de casa, e no dia da sua viagem é só apresentar a autorização aprovada na imigração.
A solicitação de visto é feita através do site Japan eVisa e os passos são muito simples.
Após preencher o formulário e anexar a documentação solicitada, você receberá o email de acompanhamento do pedido de visto, e poderá acompanhar o status da solicitação pelo site e por email.
Se houver alguma pendência, é provável que seja solicitada e você poderá fazer a alteração ou substituição do documento no sistema, por isso a importância de fazer a solicitação com pelo menos 3 meses de antecedência da sua viagem ao Japão.
Se o visto não for aprovado, o sistema não vai te dizer o motivo.
Se seu visto for aprovado, você vai realizar o pagamento da taxa de visto que poderá ser via cartão de crédito online.
Quando chegar a hora de apresentar o visto aprovado na imigração, precisará fazê-lo pelo sistema ON-LINE do Japan eVisa e para isso você vai precisar está conectado a internet. Os agentes de imigração não irão aceitar a autorização de visto em PDF ou print de celular.
Mas não se preocupe que nos aeroportos tem pontos de wi-fi muito bons, eu mesmo não passei vontade, mas se você prefere evitar perrengue, você pode sair do Brasil conectado com a internet America Chip.
É possível consegui isenção da taxa de visto se for visitar um dos seguintes destinos dentro do Japão:
· Miyagi;
· Okinawa;
· Iwate.
Nesses casos você precisa comprovar através do seu roteiro de viagem e estadia.
PLANEJAMENTO DA VIAGEM
Como eu já garantir que você sabe das informações burocráticas para entrar no país, agora podemos ir ao primeiro passo do planejamento oficial da sua viagem e saber quanto custa viajar para o Japão.
Primeiramente, quanto tempo você gostaria de ficar no país? Você tem época preferida?
Conte que 4 dias é viajando, fora isso eu aconselho passar pelo menos que 15 dias livres no Japão, mas se você tiver somente 10 dias a experiência ainda é muito válida.
Menos de 10 dias sem contar os dias no avião, melhor rever seu planejamento.
Depois você precisa saber com firmeza, qual cidade gostaria de visitar no Japão e porque você quer ficar lá, caso você não saiba acompanhe nosso blog pois aqui sempre será recheado de detalhes sobre o Japão.
Você precisará informar ao seu agente de viagens qual é a cidade que você vai ficar para que ele faça a compra das passagens com a estratégia do aeroporto mais próximo.
Sabendo a cidade que deseja, procure hotéis próximos das estações de trem, pois no Japão você consegue se locomover para vários lugares a pé e de trem, sem necessidade de pegar táxi.
Faça a cotação de hotéis estratégicos e próximos dos pontos turísticos que você quer ver nesta cidade.
Você pode ter noção de quanto você precisa com passagens e hospedagens a partir daí, mas você também precisará de:
§ Dinheiro de transporte;
§ Dinheiro para custear a alimentação e comprinhas;
§ Dinheiro para possíveis atrações;
§ Dinheiro emergencial.
Para que você organize tudo, consiga mensurar claramente e deixe o planejamento da sua viagem ao Japão objetiva, faça uma planilha e coloque o que você precisa, o que está pendente de fazer e o que você já fez. Isso te ajudará muito, como nos exemplos abaixo:
QUANTO DINHEIRO EU DEVO LEVAR PARA O JAPÃO
Quanto custa viajar para o Japão?
Isso é muito relativo, mas vamos falar aqui dos valores do modo econômico.
Não inclua neste exemplo os valores de passagem aérea, hospedagem, transporte, seguro viagem, internet e das atrações que você pretende visitar.
O orçamento que você pretende levar para a viagem no Japão é fora essas despesas que deverão já estar garantidas. Essas coisas não devem estar misturadas jamais, para que você não passe perrengue.
O valor mínimo recomendado para uma viagem econômica no Japão é de R$400,00 por dia e por pessoa, se for uma viagem folgada (econômico plus) considere R$600,00 por dia e por pessoa, mas defina um valor emergencial por fora.
Some os valores recomendados + cotações de passagens aéreas + estadia de hotel + custo de transportes no local + chip de internet + seguro viagem + possíveis atrações + custo de taxa de visto e afins, e terá o orçamento total da sua viagem ao Japão.
Se a sua situação for de convidado no país e sua estadia for na casa de familiares e amigos, você poderá retirar o custo de estadia de hotel e das principais refeições, o restante é muito provável que precise custear.
Rubria Liliane
Jornalista, escritora entusiasta.
Comments